Pular para o conteúdo principal

Discursos Enlatados

Antes que a gente descubra que é gente, na nossa casa já existe uma prateleira, guardada num lugar longe dos olhos curiosos, mas ao mesmo tempo um lugar prático, sempre ao alcance das mãos - porque hoje somos feitos de pressa e desejo.

Assim como a gente aprende a chamar as coisas pelos nomes que lhes foram dados, ou aprende a comer com garfo e faca, ou a ler as horas toda vez que estivermos com pressa, aprendemos também, com a mesma automaticidade, a visitar a prateleira quando acreditamos ser preciso. Acontece em segundo (fomos muito bem treinados). Sempre que uma conversa começa, você se posiciona em frente a inúmeras latas, empilhadas na perfeita lógica, feita especialmente para que você gaste o menor tempo possível esticando o braço para alcançar a que lhe será útil no momento apropriado.

São empilhadas com tamanha inteligência que, ao passo que você cresce, novas latas vão sendo reveladas ao longo da prateleira: depois da lata "Chorar Quando Estiver Com Fome" e da lata do "Quando Quiser Ir Ao Banheiro, Pedir Ajuda À Mamãe" aparece a lata do "B + A = Bá". Assim seguem as fileiras dos discursos, onde se aprende o que é azul e o que é vermelho, e onde se aprende que roupinhas rosa são pra crianças (que ainda nem sabem a diferença entre menino e menina) do sexo feminino.

Na maior parte das vezes, ninguém te conta o que tem dentro da lata. Aponta-se com o dedo e o esperado é que você mesmo a abra. Lá estão as latas iguais as que seus pais abriram quando tinham a sua idade. O que ninguém te aponta é o fundo da prateleira. Há quem até diga o mito de que lá no fundo tem teias de aranhas em tamanhos colossais, ratos do tamanho de gatos, escorpiões e todas as espécies dos menores e mais assustadores bichos. Na primeira fileira, tem inclusive uma lata sobre as latas do fundo. Quando você quiser, é só esticar o braço, abri-la e prosseguir por aí, contando a todos como lá é escuro e perigoso. Mas, na maior parte das vezes, nada sobre aquele lugar da prateleira é revelado - dá pra ter uma ideia, depois que você já tiver aberto a lata da lógica, que pra chegar lá você já deverá ter aberto muitas e muitas latas.

Os adultos, pelo menos do meu tempo, param em determinada fileira de latas. Muitos por medo do mistério das latas de trás, e muitos (muitos mesmo) por confundirem a sobra projetada nas Latas dos Mistérios com o fim da prateleira de latas - veja só que bobagem!

Pois então: há os Aventureiros. Aqueles que um dia estenderam os braços para pegar a lata que lhe convinha e EUREKA: "E se eu deixar essa lata cair?" A partir daí, os Aventureiros passaram a derrubar as latas propositalmente, porque descobriram que poderiam fazer suas próprias latas. Fileiras da frente caídas, passaram a abrir novas latas, muito mais polidas e recheadas, que davam sede infinita de abrir novas latas e essas latas - imagina só - tinham instruções de como fazer nossas próprias latas e de como presentear as pessoas queridas com nossos próprios discursos, feitos sob medida!

Mas tem gente que se apega as latas da frente. E nós, os Aventureiros, até entendemos que elas são mais fáceis, e que é muito mais fácil abri-las e distribuí-las, afinal, funcionou com os nossos pais... Mas nós vimos tantas coisas melhores! Novos discursos, muito mais apropriados à capacidade dos nossos cérebros,  muito mais adequados à nossa inteligência, mais humanos e mais saudáveis à mente e à sociedade em que a gente vive.
Só te custa derrubar alguns desses discursos enlatados, industrializados em latas já enferrujadas, impróprias, corroídas e corrosivas à nossas mentes e corpos - tão mais capazes, tão pouco aproveitados...
Que tal fazermos nossas próprias latas?

E a receita pra isso é bem simples. É só a gente parar pra pensar. Pesquisar, conhecer novos ambientes, novas leituras, novas pessoas, novos discursos. Eu mesma já fiz e refiz meu discurso, sempre tentando melhorá-lo... Só me bastou coragem. Então, tô aqui pra te encorajar. Enquanto alguém não te provocar, é provável que você não perceba como tem se feito mal - e feito mal às pessoas à sua volta - com coisas que você nem percebe que falou ou fez. Por favor, pare pra pensar no que você fala. Não por mim, mas por você. Pelas pessoas a quem você ama. Pelas pessoas que, no futuro, pisarão na mesma terra que você. Queira pra eles um mundo melhor, como o que eu quero pra nós. Sejamos mais humanos, sem esse software de repetição, porque tá nocivo, já.
Pensemos mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repouso da Alma

Quero que nos olhemos nos olhos e que sua alma tome banho na minha, como quem toma banho de cachoeira, mergulha e não tira a água do cabelo, mas deixa ela se escorrer pela pele com afeto. Quero sentir nossos suspiros brandos com a cabeça encostada no peito uma da outra quando o dia pesar nas pálpebras. Quero pintar nosso quarto de diferentes cores 36 vezes, e mudar os móveis de lugar outras 42. Quero podar nossas plantas e às vezes não, deixá-as crescer naturalmente, sem aperreio, com seus verdes e borboletas. Quero receber seu aconchego ao chegar à porta, com mochila nas costas e pés cansados, sorrindo amor. Quero me apaixonar por você dia sim outro também.

Auto Mar

A música dizia uma verdade doída de ouvir. Dessas que sangram os ouvidos, fazem doer os olhos, contraem involuntariamente seus músculos e trazem o mar à tona. Água salgada, que quebra nas pedras. Mas as pedras não se quebram nunca. Mar, me ensina? Me ensina a insistir. Quero entender essa imensidão dentro de mim. Esse breu. Será que em mim só tem vazio? Vazio e medo? Nunca senti tanto medo. Já me levaram pra nadar uma vez, me disseram "confia em mim" e segundos depois eu entrei em pânico. Eu estava sozinha no oceano, fingindo boiar pra não assustar os outros em volta. Nunca mais entrei no mar. Sabe meu medo? Dizer: "vem comigo, confia em mim" E te deixar lá, como eu, em alto mar, cercada de água salgada que nem mata a sede. De te deixar lá, como eu. E a água balançava com tanta força, e subia, e me tirava o ar, me empurrava, me batia, me ardia por dentro, me tirava o ar, me doía, me tirava o ar, sem ar Eu quero pra você a salvação que não me deram,

Poema Vertical - Forró de Perder

Só de pensar no meu amor nos braços de outro forró nas rimas de outra canção... Eu sou de quem sou Eu sou de quem Seu Mas o meu amor não é tão só meu Não tá mais tão meu não é mais pra eu Nem posso pedir Não mais "por favor". Só de pensar no meu amor o meu bem querer em outro sabor em outro calor por entre outras mãos cheirando outro alguém... Parece que sei que sabe que sou de um jeito tão tua que a mãe praguejou, que o galo cantou A ficha caiu. O céu desabou, me fugiu o chão, caí em fadiga, me faltou a voz Parece que Desce Que foi Que padece Carece de tempo Se mexe que é dor. Parece que chuva Imita um trovão Deságua a menina Enfim aceitou. Se acalma menina pare de chover aceita essa ideia louca de não ter. Eu sei que é difícil mas logo esse leite que derrama dô vai ser tudo em vão Que logo o amor vai achar outro peito e deitar bem direito e se esquecer de tu Acorda menina sacode essa água esconde a tristeza