Pular para o conteúdo principal

Desvaziar

Meus destalentos me pegam de tropeço por vezes.
Não vou negar que tenha lá minhas habilidades. Sei fazer uma janta, tirar um barulhinho do violão, até essas coisas artesanais não são tanto um bicho de sete cabeças, mas dançar...
Tenho uns tantos desafetos.
Verdade que afetos tenho muitos, e eles estão espalhados por esse país nada pequeno. Deles eu faço pequenos lares, e cada afeto carrega um pedacinho do que sou eu (e às vezes me pergunto se sobrou eu pra mim), mas outras pessoas me fazem entortar o nariz, confesso. São umas ideologias tortas, são algumas vidas vazias, em muitos uma síndrome de zumbi (que até me mordeu, bitch!) e uns orgulhos dos grandes.
Em mim existem dessabores, daqueles de fazer careta.
Mas sempre tem aquele doce suave que com o cítrico faz um céu na boca de fofura. Só são mesmo dessabores mesmo quando mistura doce com sal, ou é muito qualquer coisa. Quando azeda, arde o nariz, pinica, coça, corrói. Quando palpita, repete, insiste, cutuca. Quando passa bem de leve só pra fazer aquela cócega inesperada.
Não falta na vida um pedaço de descoberta.
Tem aquelas surpresas ruins, que espremem com a mão o que a gente chama de alma. Quando parece que o pulmão é bem fraquinho pra conseguir puxar o ar. Mas tem aquela conversa boa de duas palavras, que muda 200 músculos ao mesmo tempo e faz você sorrir até por dentro.
Sempre vai ter o desvazio. Ou espero.
Vai ter um dia que você faz descobrir que tem acordado desbotado. Vai olhar pra você e ver que tá desgastado, igual cardápio de restaurante de esquina. Se o espelho te encarar, vai ver que tudo em você tá um pouco mais grotesco e você nem tinha notado. Seu pedaço mais bonito vai parecer subitamente uma coisa meio extraterrestre e você vai procurar nas suas linhas onde foi que você deixou de ver. Sua sorte vai ser ter alguém bonito por perto, porque quando você acordar assim, acredite, você não vai querer ser feio sozinho. Você vai descobrir uma vaziês dessas silenciosas, de ecoar o som do sangue correndo dentro de você. O som vai ficar ensurdecedor, porque acompanhando ele tem um nada dos grandes que é tão chato que nem barulho faz. Mas eu desejo a você que, quando isso acontecer, você tenha uma mão pra apertar. Apertar bem forte, pra dizer um não me deixa inconfundível. Eu desejo a você olhos carinhosos e encorajadores, mas também inteligentes. Eu desejo que você entenda que não pode haver música dentro do vazio, e que você vai ter que achar as métricas no som das veias pra construir a melodia que vai encher o buraco de você. Quando isso acontecer, você vai se descobrir lá dentro e vai concluir que o vazio não é o nada. É você no nada.
Então você vai entender que o vazio foi pretexto da vida pra te mostrar você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repouso da Alma

Quero que nos olhemos nos olhos e que sua alma tome banho na minha, como quem toma banho de cachoeira, mergulha e não tira a água do cabelo, mas deixa ela se escorrer pela pele com afeto. Quero sentir nossos suspiros brandos com a cabeça encostada no peito uma da outra quando o dia pesar nas pálpebras. Quero pintar nosso quarto de diferentes cores 36 vezes, e mudar os móveis de lugar outras 42. Quero podar nossas plantas e às vezes não, deixá-as crescer naturalmente, sem aperreio, com seus verdes e borboletas. Quero receber seu aconchego ao chegar à porta, com mochila nas costas e pés cansados, sorrindo amor. Quero me apaixonar por você dia sim outro também.

Auto Mar

A música dizia uma verdade doída de ouvir. Dessas que sangram os ouvidos, fazem doer os olhos, contraem involuntariamente seus músculos e trazem o mar à tona. Água salgada, que quebra nas pedras. Mas as pedras não se quebram nunca. Mar, me ensina? Me ensina a insistir. Quero entender essa imensidão dentro de mim. Esse breu. Será que em mim só tem vazio? Vazio e medo? Nunca senti tanto medo. Já me levaram pra nadar uma vez, me disseram "confia em mim" e segundos depois eu entrei em pânico. Eu estava sozinha no oceano, fingindo boiar pra não assustar os outros em volta. Nunca mais entrei no mar. Sabe meu medo? Dizer: "vem comigo, confia em mim" E te deixar lá, como eu, em alto mar, cercada de água salgada que nem mata a sede. De te deixar lá, como eu. E a água balançava com tanta força, e subia, e me tirava o ar, me empurrava, me batia, me ardia por dentro, me tirava o ar, me doía, me tirava o ar, sem ar Eu quero pra você a salvação que não me deram,

Poema Vertical - Forró de Perder

Só de pensar no meu amor nos braços de outro forró nas rimas de outra canção... Eu sou de quem sou Eu sou de quem Seu Mas o meu amor não é tão só meu Não tá mais tão meu não é mais pra eu Nem posso pedir Não mais "por favor". Só de pensar no meu amor o meu bem querer em outro sabor em outro calor por entre outras mãos cheirando outro alguém... Parece que sei que sabe que sou de um jeito tão tua que a mãe praguejou, que o galo cantou A ficha caiu. O céu desabou, me fugiu o chão, caí em fadiga, me faltou a voz Parece que Desce Que foi Que padece Carece de tempo Se mexe que é dor. Parece que chuva Imita um trovão Deságua a menina Enfim aceitou. Se acalma menina pare de chover aceita essa ideia louca de não ter. Eu sei que é difícil mas logo esse leite que derrama dô vai ser tudo em vão Que logo o amor vai achar outro peito e deitar bem direito e se esquecer de tu Acorda menina sacode essa água esconde a tristeza